Vigilância Sanitária retira de circulação 950 kg de alimentos impróprios para consumo

Rebecca Loureiro

23 de janeiro de 2023

Durante uma ação de sábado (21) e domingo (22), a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) percorreu bairros da parte alta e baixa da cidade em mais uma operação de fiscalização e apreendeu 950 kg de produtos impróprios para o consumo.

Entre os alimentos encontrados fora do prazo de validade estavam carne bovina e suína, frango, peixe e produtos enlatados. Ao chegar nos estabelecimentos, os fiscais da Visa também detectaram irregularidades no acondicionamento, manipulação e armazenamento dos produtos.

“A Vigilância Sanitária segue atenta às possíveis irregularidades que venham acontecer nos estabelecimentos da capital, inclusive nos finais de semana. Nosso intuito é salvar vidas, pois consumir um alimento estragado pode acarretar diversos riscos à saúde do consumidor. O trabalho de fiscalização não é para punir, mas sim para educar os comerciantes para que cumpram as normas sanitárias exigidas pela Vigilância”, afirma o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.

Os itens que estavam à venda para o consumidor com prazos de validade vencidos, foram encaminhados para descarte no aterro sanitário de Maceió. Pelo descumprimento da legislação, os estabelecimentos foram autuados e devem responder a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180,00 a R$ 19 mil.

Matérias relacionadas...