Os vereadores de Maceió derrubaram o veto da Prefeitura de Maceió que mantinha no nome da guerreira negra Dandara dos Palmares como denominação de uma praça no bairro da Jatiúca. A votação ocorreu nesta quarta-feira (24) durante a apreciação de outros vetos do Poder Executivo Municipal.
A propostas e discussão sobre a troca do nome da praça iniciou neste ano, quando o projeto do vereador Luciano Marinho foi aprovado. Com a derrubada do veto, a praça agora passa ser chamada de Nossa Senhora de Rosa Mística.
Na época, Luciano Marinho destacou que a mudança do nome da praça era um pleito da comunidade em virtude da igreja que fica situada no entorno.
No ano passado, o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), por meio da 66ª Promotoria de Justiça da capital, informou que instaurou procedimento para apurar a troca do nome de uma praça. O promotor de Justiça afirmou que a mudança representava “agressão aos patrimônios histórico e cultural não somente alagoano, mas brasileiro”.
Através das redes sociais, o vereador Leonardo Dias comentou a derrubada do veto: “A Câmara acaba de confirmar que a Praça se chama Rosa Mística, atendendo assim aos apelos da comunidade local e preservando a identidade histórica com a Paróquia!”.
A Câmara disponibilizou as imagens da sessão no canal do youtube, mas a discussão sobre esse veto não está disponível.