Vem aí o Congresso Alagoano de Artesãos

id5

29 de abril de 2022

Com o objetivo de abrir um debate sobre a atual crise econômica e seus reflexos sobre a profissão do artesão, a Federação das Associações e Cooperativas dos Artesãos do Estado de Alagoas (Falarte) em parceria com o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), realiza o II Congresso Alagoano de Artesãos. O evento acontece no dia 9 de março, no auditório Pedro da Rocha do Museu da Imagem e do Som de Alagoas, no bairro do Jaraguá, em Maceió. As inscrições estão abertas através do link https://bit.ly/3hi9Ueu.

A programação ocorre durante todo o dia, a partir das 8h, com encerramento às 17h. As palestras serão ministradas por profissionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação dos Municípios Alagoanos (Ama) e SEBRAE com intuito de discutir acerca da profissão em contraste à pandemia, além de questões administrativas.

Segundo a presidente da Falarte, Vânia Oliveira, o congresso abordará temáticas que pretendem fortalecer as lutas e mobilizações dos artesãos alagoanos, suas participações, aprendizados e contribuições em nível municipal, estadual e federal. “O evento busca promover a participação e o debate da categoria na criação de políticas públicas de incentivo, fomento e valorização do artesanato bem como do artesão em Alagoas, através da Lei 13.180 que regulamenta a profissão”, destacou.

Na ocasião, serão delegados ao VIII Congresso Nacional os artesãos indicados no Congresso Estadual de suas respectivas federações, sendo estas filiadas à Confederação Brasileira dos Artesãos (CONART). Todos os delegados terão direito a voz e voto no Congresso. Artesãos não federados da Falarte, porém cadastrados através do SICAB, poderão participar sem direito a voto, mas com direito a voz nos grupos de trabalho, desde que devidamente credenciados com crachá pela Comissão Organizadora.

Matérias relacionadas...