Varredeira elétrica começa a ser utilizada para limpeza na orla de Maceió

Rebecca Loureiro

27 de dezembro de 2022

No último fim de semana, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) iniciou o uso de uma varredeira elétrica, equipamento capaz de atuar em diversas superfícies e realizar uma limpeza eficiente, mesmo em áreas extensas. Com isso, os garis passam a utilizar o equipamento na limpeza urbana de espaços como calçadão da orla, ciclovia e praças.


A máquina, que é comandada por um gari, coleta resíduos pela vassoura central para um depósito com capacidade de 135 litros e conta com uma varredeira de sucção que, graças ao seu sistema de filtragem, garante a filtragem total de poeira fina, mesmo na ausência de água, liberando ar limpo no ambiente durante toda a operação.

O equipamento é ecologicamente correto, pois possui todas as suas funções elétricas e o seu ruído reduzido só aparece quando há contato das vassouras no solo, possibilitando, portanto, operação em período diurno e noturno.

No final do mês de novembro, a Sudes já havia posto em funcionamento o Caminhão Varredeira, equipamento similar a varredeira elétrica, mas com capacidade de remover do ambiente em que circula areia, folhas, galhos, embalagens descartadas incorretamente pelos transeuntes (como latas de alumínio e sacolas plásticas), entre outros resíduos.

Matérias relacionadas...