As inscrições para o primeiro processo seletivo de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam nesta sexta-feira (24). Os interessados devem se inscrever pelo site oficial do Sisu até as 23h59, horário oficial de Brasília, por meio do login da conta gov.br, o sistema de serviços digitais do governo federal.
No estado, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) ofertam 6.978 vagas para os que desejam ingressar no ensino superior.
A Ufal disponibiliza 5.423 vagas em 109 cursos de graduação presenciais por meio do Sisu. O edital de abertura do Processo Seletivo para Ingresso na Ufal foi publicado pela Copeve e os candidatos devem estar atentos às orientações e documentos necessários para organizar e esperar a convocação de matrícula.
As vagas são para os 1º e 2º semestres do ano letivo 2023, em fase única, por isso, as inscrições devem ser feitas nesta edição do Sisu e a Ufal vai convocar para matrículas os aprovados que preencham 2.900 vagas no semestre 2023.1 e o restante no segundo semestre.

As vagas disponibilizadas pela Ufal contemplam os cursos que integram o Campus A.C. Simões com a unidade do Espaço Cultural Universitário, Campus Arapiraca com suas Unidades Educacionais (EU) de Palmeira dos Índios e Penedo, Campus do Sertão com sua Unidade de Santana do Ipanema e Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), em Rio Largo incluindo os cursos da UE de Viçosa.
Na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), serão ofertadas 1.155 vagas para 34 cursos, que estão espalhados pelos seis campi da instituição: Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió.
O edital pode ser conferido no site de cada instituição.
Já na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), há 400 vagas em 10 cursos abertas para inscrições no Sisu. A universidade oferta vagas nos cursos presenciais de Alimentos, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão Hospitalar, Medicina, Radiologia, Segurança no Trabalho, Sistemas para Internet e Terapia Ocupacional. No caso de Gestão Hospitalar, ofertado na modalidade de Educação a Distância, haverá algumas atividades presenciais obrigatórias, conforme legislação em vigor.