Sindicato pelego se cala diante de salário vergonhoso oferecido á jornalistas

id5

29 de abril de 2022

(opinião – Carlos Roberts, jornalista profisional)

VERGONHA

Enquanto o piso nacional de jornalistas profissionais gira em torno de 3,5 mil reais, a prefeitura de Penedo (litoral sul de Alagoas) acaba de divulgar edital de concurso público oferecendo a vergonhosa remuneração de 1,5 mil reais para profissional formado e com registro no Conselho Regional da categoria. 

VERGONHA MAIOR

O que mais causa horror é o fato de o Sindicato de Jornalistas Profissionais de Alagoas não fazer qualquer barulho, qualquer ato ou sequer um manifesto sobre esta situaçnao vexatória. Não que se tenha notícia até este momento. Ou nada que fizesse qualquer “barulho” que chame atenção contrária á mais esta afronta aos profissionais da área.

CALADOS

Durante anos, a diretoria da entidade – que se alterna no poder, se calou enquanto as organizações Arnon de Mello (Radio Gazeta, TV Gazeta, Jornal Gazeta de Alagoas) deixaram de depositar FGTS e cumprir outros direitos trabalhistas dos jornalistas. O que só foi “descoberto” quando alguns profissionais foram demitidos no início da crise financeira das empresas do senador Fernando Collor.

ATITUDE PELEGA

O sindicato também tem se calado em situação de violência e cerceamento contra jornalistas. Pode-se citar o caso da Camara de Vereadores de Marechal Deodoro. As sucessivas omissões das diferentes diretorias do sindicato, enfraqueceram a categoria. A ponto de dezenas de jornalistas serem demitidos na última tentativa de negociação salarial com as empresas de comunicação. A mais desastrosa “mobilização” sindical dos jornalistas em toda história de Alagoas.

AS CONSEQUENCIAS

Tanta negligência, silêncio, e tamanho peleguismo trazem suas consequências. E o salário ofertado aos jornalistas que se prestarem ao concurso da prefeitura de Penedo, é apenas mais uma delas. 

confira a integra do edital clicando abaixo: 

http://www.copeve.ufal.br/sistema/anexos/Concurso%20Publico%20de%20Penedo%20-%20Edital%2001-2020/Edital%20n.01-2020.pdf

Matérias relacionadas...