A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), intensifica as ações relacionadas ao cumprimento do decreto estadual, que coloca o município novamente na Fase Laranja, medidas sancionadas por meio de Portaria Municipal.
De acordo com Maciel Oliveira, Diretor de Especialidades Médicas da SEMS Penedo, os proprietários de estabelecimentos já foram orientados acerca das medidas restritivas em vigor.
Com isso, a fiscalização por parte órgãos municipais, com o apoio do 11º Batalhão de Polícia Militar, passará a adotar medidas administrativas, como notificação, multa e até mesmo embargo dos locais que insistirem em não cumprir a lei.
“Estamos muito preocupados com o aumento de número de atendimentos relacionados à Covid-19. Antes ocorriam 8 ou 9 por dia , hoje são mais de 100, apenas na Unidade de Referência em Síndromes Gripais. A quantidade de paciente monitorados, que são aqueles com mais probabilidade de terem Covid-19 também aumentou. As pessoas não podem mais dizer que não tem informação sobre a doença, pois o tema é abordado constantemente”, destacou o Diretor de Especialidades Médicas.
Restrições
Entre as restrições impostas pela Fase Laranja do Protocolo de Distanciamento Social, está a redução da quantidade de passageiros dos transportes coletivos municipais, que passa a funcionar com 50% de sua capacidade, incluindo o transporte fluvial.
O comércio local passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h e aos sábados, das 8h às 14 horas.
Na área da saúde, estão suspensas as cirurgias eletivas, com redução de 50% número de pacientes consultados, assim como a realização de exames laboratoriais .
Bares, restaurantes, lanchonetes, churrasquinhos, e similares funcionam com 50% da capacidade, de segunda a sexta-feira, no horário das 6h às 20h.
Já as feiras livres de Penedo serão redimensionadas pela SEMADA (Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola) para adequação ao distanciamento social e proibição de aglomerações.
De acordo com Maciel Oliveira, a SEMS Penedo conversou com os representantes das agências bancarias de Penedo e solicitou a resolução do problema da aglomeração de pessoas na frente dessas.
Esses locais serão também objeto de fiscalizações, sobre o cumprimento da determinação também contida na Portaria Conjunta nº 001/2021 e no Decreto Estadual que colocou Penedo na Fase Laranja do Protocolo de Distanciamento Social.