Prefeitura toma medidas para minimizar impacto das chuvas

id5

29 de abril de 2022

Equipes de diferentes secretarias da Prefeitura de Maceió estão nas ruas da capital desde a noite de ontem (20) para atender aos maceioenses e minimizar os impactos das chuvas. O prefeito de Maceió, JHC, acompanhou o andamento das ações e reforçou que a prioridade é salvar vidas e atender a todos os maceioenses, especialmente os que moram em áreas de risco.

“Nós acompanhamos os trabalhos durante toda a madrugada, junto com a Defesa Civil, e a expectativa era de uma diminuição do volume de chuvas já para hoje [21] e é o que estamos vendo”, pontua o gestor.

Com a aproximação do período chuvoso, JHC cita, ainda, as medidas que já estão sendo realizadas. “Já realocamos algumas famílias para conjuntos habitacionais e, aquelas que não puderem ser contempladas, vamos promover o aluguel social. A segurança dessas pessoas depende de um afastamento das áreas de risco, até para que possamos realizar os trabalhos preventivos com maior eficácia e celeridade”, enfatizou o prefeito.

JHC falou ainda sobre as ações para evitar alagamentos e outros transtornos à população. “A cidade cresceu de forma desordenada, temos drenagem subdimensionada, e projetos que vão demandar tempo para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. São projetos que precisam de articulação, e enquanto isso não podemos ficar de braços cruzados, estamos pensando na vida das pessoas”.

Ocorrências atendidas

A Defesa Civil de Maceió registrou uma média de 40mm de chuvas e foi acionada, até então, para três ocorrências, que envolveram alagamento na Avenida Geraldo Melo, queda de muro no Jacintinho e desabamento de duas residências no conjunto José da Silva Peixoto.

Com o desabamento, quatro residências ficaram comprometidas e as famílias foram acolhidas pela Diretoria Social da Defesa Civil, que as encaminhou para o Centro de Atendimento Socioassistencial (CASA) e para a Secretaria Adjunta de Habitação de Maceió.

Nenhuma das famílias quis ir para unidades de acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), preferindo a casa de parentes. O Casa aguarda o comparecimento dessas famílias à unidade para iniciar o processo de garantia do auxílio-moradia.

Matérias relacionadas...