Prefeito JHC lança ecoboat para atuar na limpeza da Lagoa Mundaú

Rebecca Loureiro

9 de janeiro de 2023

O prefeito de Maceió, JHC, lançou no último sábado (07) a nova tecnologia que vai atuar na recuperação e limpeza da Lagoa Mundaú. Os três ecoboats trabalham na limpeza da lagoa e retiram, diariamente, uma tonelada de resíduos descartados de forma irregular.

“É um trabalho de inovação para preservar nosso meio ambiente. Durante muito tempo houve muita omissão por parte de antigas gestões, e por isso os resíduos eram descartados de forma irregular. O ecoboat tem uma capacidade muito grande e esses resíduos voltam para nossos catadores que dão o destino ideal. É importante também a conscientização dos moradores para que descartem os resíduos da forma correta”, destacou o prefeito.

O maior diferencial do ecoboat é o seu projeto de engenharia que contempla equilíbrio no centro de gravidade da embarcação e possibilita que a pá coletora, projetada na proa, alavanque e embarque um grande volume de resíduos. A implantação do equipamento, que está em caráter experimental, tem o objetivo de recolher o lixo descartado de forma irregular.

Desde que começou o trabalho, no início de dezembro, o equipamento tem retirado em média uma tonelada de resíduos da lagoa. A implantação do equipamento vai fortalecer ainda mais os cuidados com a cidade de Maceió.

Matérias relacionadas...