Pousada em AL é notificada por uso de água do São Francisco sem tratamento

Rebecca Loureiro

23 de novembro de 2022

Um empreendimento turístico, localizado em área de conservação do Monumento Natural (Mona) do Rio São Francisco, na cidade de Delmiro Gouveia, Sertão de Alagoas, foi notificado na última terça-feira (22) por usar água do Rio São Francisco sem tratamento, para consumo humano. Outras irregularidades também foram constatadas.

O local funciona como pousada e receptivo para os visitantes e fica às margens do rio. A equipe de Recursos Hídricos identificou a ausência de Estação de Tratamento de Água. Logo, não havia filtragem da água do rio para consumo humano, com utilização em banheiros, cozinhas, gelo e outros.

A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) também constatou que o estabelecimento não realiza monitoramento da qualidade da água e não tem laudo de potabilidade.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que integra a FPI, notificou o empreendimento e deu prazo de 15 dias para que seja informada sobre as providências adotadas como a instalação de um sistema de desinfecção da água para uso, além de um monitoramento regular da potabilidade desta água.

Também foi identificado que o estabelecimento não possui inscrição junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU). O órgão notificou o local para que isso seja feito para que assim, seja analisada a possibilidade de cessão de uso do espelho d’água, que é instrumento para viabilizar a implantação e a operação dos decks existentes no local.

O Ibama constatou irregularidades na área ambiental, mas não houve notificação e a situação foi encaminhada para avaliação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Matérias relacionadas...