O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Alagoas (CRF-AL) ainda aguarda a publicação de algumas notas técnicas da Agencia Nacional de Vigilancia Sanitária (Anvisa) para conhecer os maiores detalhes sobre a realização dos testes rápidos de Covid-19 nas farmácias.
A medida foi autorizada nesta terça-feira (28) e segundo o presidente do CRF/AL, Robert Nicácio, poucos estabelecimentos estarão habilitados para realizar o procedimento em Alagoas.
Nicácio destacou que a medida é muito positiva como uma ação dentro da situação de pandemia, principalmente entender a importância do farmacêutico nos estabelecimentos. “Algumas farmácias que optarem em Alagoas tem o perfil para realizar, pois os candidatos terão que estar dentro das normas sanitárias, ter o profissional e uma sala própria para fazer os testes”, disse o presidente.
De acordo com a Anvisa, o aumento dos testes será uma estratégia útil para diminuir a aglomeração de indivíduos em hospitais e também reduzir a procura dos serviços médicos em estabelecimento das redes públicas.
As farmácias não serão obrigadas a disponibilizar o teste. O estabelecimento que optar pelo procedimento deverá ter profissional qualificado para realizar do exame. A realização dos exames não servirá para a contagem de casos do coronavírus no país.
fonte: Cadaminuto