Pilotos e comissários aprovam greve a partir de segunda-feira

Rebecca Loureiro

16 de dezembro de 2022

Pilotos e comissários de avião deverão suspender suas atividades a partir de segunda-feira (19) em todo Brasil. A convocação de greve foi aprovada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) na tarde hoje na tarde da última quinta-feira (15).

Em um primeiro momento, a paralisação ocorrerá de forma total na janela de 6 às 8 horas da manhã. De acordo com o sindicato, as decolagens serão completamente interrompidas nesse período, exceto para casos especiais, como voos transportando órgãos para transplante, vacinas ou pacientes médicos.

Os aeroportos afetados serão: Congonhas e Guarulhos, em São Paulo; Viracopos, em Campinas; Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Confins, em Belo Horizonte; Juscelino Kubitschek, em Brasília; Salgado Filho, em Porto Alegre e Pinto Martins, em Fortaleza.

Os aeronautas pleiteiam um reajuste salarial de 10,9%, que representa a recomposição inflacionária anual de 5,9% somada a um aumento real de 5%. Nas negociações, as companhias aéreas ofertaram apenas o reajuste de 5,9%, equivalente ao Índice de Preços Nacional ao Consumidor (INPC) do período.

Matérias relacionadas...