OAB Alagoas implanta programa para se aproximar de estudantes universitários

id5

29 de abril de 2022

Para se aproximar de instituições de ensino superior do estado, a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) deu início, nesta terça-feira (12), ao Programa Passe Livre. Acadêmicos de Direito da Universidade Tiradentes (Unit) foram os primeiros a visitar a sede da instituição, no bairro de Jacarecica, e conhecer a estrutura da Ordem.

Os estudantes foram recebidos pelo presidente da OAB, Vagner Paes, a quem coube a apresentação da entidade. Paes destacou que a Ordem não é apenas um conselho de classe e lembrou que a instituição cumpre um papel relevante em defesa da sociedade, sobretudo daqueles que mais precisam.

“A Ordem dos Advogados tem uma missão maior, que é a missão de defender a ordem jurídica, os direitos fundamentais e as instituições republicanas. Essa é a beleza da nossa profissão. Essa é a beleza da nossa instituição. E não temos o direito de nos furtar, nem de nos omitir nessa missão constitucional”, acrescenta o presidente.

De acordo com o professor Flávio Rebelo, que representou a Unit na visita, a iniciativa da OAB/AL é importante para que os estudantes de Direito conheçam um pouco mais sobre a futura profissão. “O espaço para que o acadêmico possa conhecer a casa, as comissões e como a OAB vem atuando é vital para fomentar a vontade e a ânsia de ser advogado”, diz.

A estudante de Direito Izabelle Duarte reforça a fala de Rebelo e destaca que conhecer um pouco mais da estrutura da OAB pode resultar em mais oportunidades. “Nós conhecíamos um pouco da estrutura da ESA, mas acredito que é muito importante cer como o estudante pode vir a contribuir com a OAB e ter mais oportunidades”, afirma.

Além de Vagner Paes, participaram da visita o diretor geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), José Marques; o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA), Pedro Accioly; a presidente e a vice-presidente do Conselho da Jovem Advocacia, Joanna Dhalia e Gabriela Tavares; e o secretário-geral da OAB/AL, Henrique Vasconcelos.

PASSE LIVRE – O Programa Passe Livre é uma iniciativa da atual gestão da OAB Alagoas, que busca aproximar a entidade de instituições de ensino superior. Além de visitas técnicas, há a previsão de criação de convênios e programas que contemplem ligas acadêmicas, empresas juniores e grupos estudantis.

 

Matérias relacionadas...