O Repórter Fotográfico Pablo De Luca publica Litoral de Pescadores

id5

29 de abril de 2022

Com tiragem de pouquíssimos exemplares, o livro de arte artesanal, poderá ser visto pelos leitores na Biblioteca Graciliano Ramos.

O projeto da publicação do livro de arte artesanal “Litoral de Pescadores” da Editora “Luz do Sol” foi contemplado no Edital do Prêmio Vera Arruda, da Lei Aldir Blanc.

Composto por um texto de apresentação e 25 fotografias em preto e branco da autoria do Repórter Fotográfico Pablo De Luca, o livro poderá ser folhado pelos leitores na Biblioteca Pública de Alagoas, Graciliano Ramos.

Do tamanho 33cm x 30cm, trata-se de uma publicação minimalista de pouquíssimos exemplares numerados, impressos sobre tecido (canvas) e costurados manualmente.

 

Segundo o autor, esta publicação é um verdadeiro documento iconográfico do âmbito do litoral alagoano e da cultura da pesca local. Visto por muitos como um exótico atrativo turístico.

“Sabemos que muitos livros podem ser documentos que conseguem transcender no tempo e passar de geração em geração.

Mesmo dentro das artes visuais, esta publicação, como uma espécie de inventário do litoral alagoano, poderá servir como instrumento de estudo e pesquisa para antropólogos, historiadores, ambientalistas, engenheiros de pesca, biólogos, etc.

Com sua originalidade e excelência artística ainda poderá contribuir para o fomento da arte e da documentação fotográfica, incentivando a preservação do médio ambiente, e a difusão do turismo”, afirma Pablo.

 

De Luca ainda diz que a publicação propõe atender as demandas e as aspirações da sociedade: disseminando conhecimento, difundindo os bens culturais, promovendo a formação de leitores e ampliando o mercado das artes visuais no Estado de Alagoas e no Brasil.

Contudo, este bem cultural poderá somar no fortalecimento da identidade local no sentimento da valorização e do pertencimento: condições que poderão auxiliar a elevar ainda mais a autoestima dos alagoanos.

Assim sendo, “Litoral de Pescadores” também tem a intenção de levar valiosas informações a inúmeros pessoas que ainda não conhecem o litoral de Alagoas e as atividades dos pescadores.

 

Cabe ressaltar que este projeto teve o apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

 

Matérias relacionadas...