Mulher é presa após derrubar estátua histórica de Pilar

Rebecca Loureiro

22 de fevereiro de 2023

Uma mulher de 48 anos foi presa na manhã de terça-feira (21) na cidade de Pilar, interior de Alagoas, por derrubar e quebrar um monumento histórico do município, a estátua do escravo Francisco. A mulher foi presa e levada para a Central de Flagrantes.

A estátua ficava na rua de acesso à Casa da Cultura e em frente à Igreja do Rosário. Nas imagens é possível ver que a mulher tenta puxar a estátua pelas mãos e bate no rosto da escultura. Ela parece brigar com a estátua, se afasta e retorna. Em seguida, ela empurra, derruba o monumento e sai caminhando tranquilamente.

O monumento é de autoria do artista pilarense Alex Costa e tem um significado histórico. Ele retrata o escravo Francisco, a última pessoa a morrer por pena de morte no Brasil, condenado a forca, em abril de 1876.

Após denúncias, a Guarda Municipal de Pilar conseguiu identificar a mulher, que aparentava visivelmente sinais de embriaguez, conforme relato feito pelos agentes à Polícia Civil. Ela foi presa em flagrante por dano ao patrimônio público.

Matérias relacionadas...