Marinha lança processo seletivo para oficiais temporários em alguns estados e Alagoas é um deles

Rebecca Loureiro

26 de outubro de 2022


O Comando do 3º Distrito Naval, da Marinha do Brasil, lançou processo seletivo para o Serviço Militar Voluntário de Oficiais (SMV-OF) da Marinha do Brasil. Estão sendo ofertadas 41 vagas para ensino superior, distribuídas pelos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é marinha-840x560.jpg

As inscrições custam R$ 140 e estarão abertas até o dia 8 de novembro deste ano, as vagas são destinadas a pessoas de ambos os sexos, visando à prestação do Serviço Militar Voluntário como Oficiais RM2 (Reserva de 2° classe da Marinha), em 2023, nas áreas da Saúde, Apoio à Saúde, Técnica, Técnica-Magistério e Engenharia.
Apesar da nomenclatura “voluntário”, os aprovados receberão uma remuneração durante o serviço militar temporário.

A Marinha pode renovar anualmente o vínculo com os militares temporários, podendo chegar a até oito anos, sem possibilidade de estabilidade. O posto inicial a ser ocupado será o de Guarda Marinha, permanecendo durante os seis primeiros meses. Após isso, o militar será promovido a Segundo-Tenente e permanecerá por mais seis meses, alcançando o posto de Primeiro-Tenente, ao completar um ano de incorporação. No sétimo ano, caso o vínculo seja renovado, o militar será promovido ao posto de Capitão-Tenente.

Etapas do processo seletivo:
Os certames serão compostos por sete etapas. A primeira consiste em prova objetiva com 50 questões, sendo 25 de Português e 25 de Formação Militar-Naval, de caráter eliminatório e classificatório. Para as vagas de médico, o conteúdo será dividido em 25 questões de Português e 25 de Conhecimentos Específicos.

As fases seguintes do certame incluem Verificação de Dados Biográficos e Verificação Documental, Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física de Ingresso, Prova de Títulos, Designação à Incorporação e Incorporação.

Maiores esclarecimentos podem ser obtidos no site do Comando do 3º Distrito Naval na internet, na seção “Serviço Militar Voluntário” ou pelos telefones (84) 3216-3083 ou (84) 3216-3087.

Matérias relacionadas...