Mais de mil diplomas estão esquecidos na UFAL

Rebecca Loureiro

18 de janeiro de 2023

Mais de mil diplomas foram ‘esquecidos’ por estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e estão nas prateleiras do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA). O levantamento, divulgado pela instituição de ensino, mostra que após concluírem a graduação ou pós-graduação, os universitários não fizeram a retirada do documento importante para comprovar a formação superior.

Para os graduandos, a Colação de Grau é a solenidade oficial que encerra a formação acadêmica. Mas é o diploma, documento emitido pela Universidade, que comprova que a pessoa diplomada cumpriu todos os requisitos e tem as habilidades exigidas para o título.

O chefe da Divisão de Registro Acadêmico, que realiza a Colação de Grau e expedição de diplomas, João José da Silva, conta que logo que se formam ou são aprovados nas bancas da pós-graduação, alguns estudantes solicitam uma declaração de conclusão do curso. ‘É um documento provisório enquanto o diploma é expedido, no prazo máximo de 60 dias”, explica ele.

“Ressaltamos que, em cumprimento a Portaria Nº 554, de 11 de março de 2019 desde 17 de dezembro de 2021, todos os diplomas da graduação emitidos pelo DRCA passaram a ser expedidos no formato do Diploma Digital, não aplicando para estes a emissão no formato físico”, lembra.

Apesar da declaração certificar que a pessoa está apta para exercer as funções que exigem a formação acadêmica, o documento definitivo é o Diploma. “É importante que os titulares venham buscar seus respectivos documentos, que estão disponíveis aqui no DRCA. Estamos organizando a listagem para divulgar quais os diplomas que se encontram aqui”, informa o servidor.

Matérias relacionadas...