Mais de cem mil adolescentes devem ser vacinados em Maceió

id5

29 de abril de 2022

A proximidade do início da vacinação contra a Covid-19 para crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos em Alagoas tem levado pais e responsáveis a correrem em busca de mais informações sobre a imunização deste grupo que, por enquanto, só pode receber um dos imunizantes disponíveis no país: o da Pfizer. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), somente na capital o número estimado de pessoas nessa faixa etária é de 101.914. 

Segundo informações da SMS, a vacinação de menores de 18 anos só terá início após a aplicação da primeira dose para todo o público adulto. Possíveis mudanças no planejamento e na estrutura dos pontos de vacinação existentes hoje na cidade ainda estão sendo avaliadas, mas a tendência é que tudo seja mantido como está.  

A pasta aguarda a normatização do Ministério da Saúde, que deverá estabelecer, dentro desse grupo, quem será vacinado prioritamente. Paralelamente, o Ministério Público Federal (MPF-AL), por meio do Grupo de Trabalho que acompanha o enfrentamento à Covid-19, expediu recomendação fixando um prazo de 48 horas úteis para que o Ministério da Saúde (MS) adote providências para a entrega das quatro unidades “ultrafrezzers” destinados ao armazenamento de vacinas contra Covid-19 que utilizam a plataforma de RNA mensageiro, caso da Pfizer. 

A chegada dos equipamentos ao estado, essenciais para esse armazenamento, estava programada para maio deste ano, e a urgência agora se dá pela proximidade do início da vacinação de menores de 18 anos. 

Matérias relacionadas...