Mais de 650 toneladas de entulho já foram retiradas das galerias de águas pluviais pela Secretaria de Infraestrutura (Seminfra) de Maceió, entre janeiro e outubro deste ano na cidade. As equipes contam com oito caminhões de hidrojateamento, que dispõem de equipamentos da mais alta tecnologia para a desobstrução do sistema de drenagem de galerias pluviais.
Os trabalhos foram intensificados a partir de julho, quando houve aumento significativo de retirada de resíduos das galerias, saltando de 24 toneladas de lixo em junho, para 121 toneladas. Em setembro, a quantidade chegou a 147 toneladas.
O cruzamento entre as vias Estrada Duas Bocas e a Avenida Garça Torta, no Benedito Bentes reflete a intensificação dos trabalhos de desobstrução das galerias. Antes da intervenção o local contava com 100% das tubulações assoreadas e comprometidas. Moradores e comerciantes do local contam que agora trabalham sem medo de alagamentos durante o período de chuvas.

A obstrução de galerias pluviais é provocada, na maioria das vezes, pelo lançamento de lixo e entulhos nas ruas, que durante a chuva são direcionados para dentro do sistema de drenagem das vias, provocando o acúmulo de água nas ruas, como explica o coordenador-geral de Drenagem, Gabriel Rodas.
“Estamos realizando um intenso trabalho de limpeza de galerias, investindo nos equipamentos que fazem este serviço, mas é fundamental, também, que a população nos ajude fazendo sua parte, evitando jogar lixo nas vias, já que muitos alagamentos são provocados por esse lançamento de resíduos diretamente nas ruas”, detalhou.