Maceió completa 207 anos de sua emancipação política

Rebecca Loureiro

5 de dezembro de 2022

Maceió, capital conhecida pelo turismo natural e paradisíaco, por todo o Brasil e pelo mundo, completa nesta segunda-feira (05), 207 anos de emancipação política. A capital surgiu a partir de um engenho de açúcar e seu nome tem origem indígena da tribo Tupi.

“Maceió pertencia politicamente a velha cidade das Alagoas, à vila de Santa Maria Madalena de Alagoas do Sul, que hoje é o município de Marechal Deodoro e tornou-se independente quando foi elevada a condição de vila, em 5 de dezembro de 1815”, detalhou o historiado Álvaro Queiroz.

A elevação de Maceió à vila aconteceu pela prosperidade do local, segundo o professor Queiroz. A atividade comercial sempre foi próspera no local devido ao porto de Jaraguá. “Ainda não havia essa estrutura que temos hoje no porto, havia um ancoradouro no local, uma pequena ponte, para transportar mercadorias e trazer mercadorias de Portugal”, disse Álvaro Queiroz.

Por conta desse comércio intenso através do porto, explicou o historiador, Maceió cresceu e superou a velha capital que era a cidade de Alagoas. Depois de ser elevada a condição de vila Maceió se torna capital, sediando o governo em 1839.

Matérias relacionadas...