A Prefeitura de Maceió começou a vacinação contra a Covid-19 no dia 20 de janeiro e vem ampliando o público-alvo conforme chegam novas doses. Veja quem pode ser vacinado neste domingo (18).
Quem pode receber a 1ª dose
- Pessoas com comorbidades a partir de 59 anos
- Idosos a partir de 60 anos
- Profissionais da saúde a partir de 34 anos
- Pessoas com síndrome de Down de 18 a 59 anos
Quem pode receber a 2ª dose
A Prefeitura de Maceió está aplicando a segunda dose do imunizante para aqueles que irão concluir seu esquema vacinal contra a Covid-19.
Para saber o prazo para a 2ª dose do imunizante é preciso conferir a data marcada no cartão de vacinação. Mesmo quem passou desse prazo deve procurar um dos postos de vacinação na cidade para complementar a imunização.
Idosos acamados
Os idosos acamados que ainda não foram vacinados podem solicitar o serviço pelo e-mail [email protected]. O cadastro também pode ser feito através do telefone (82) 3312-5589, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Onde se vacinar
- Drive-thru do Estacionamento de Jaraguá – de 9h às 16h
- Drive-thru da Justiça Federal (na entrada do Conjunto José Tenório) – de 9h às 16h
- Shopping Maceió (Mangabeiras) – de 9h às 16h
- Shopping Pátio (Cidade Universitária) – de 9h às 16h
- Papódromo (Dique Estrada) – de 9h às 16h
- Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho) – de 9h às 16h
- Praça do Osman Loureiro (Clima Bom) – de 9h às 16h
- Praça Padre Cícero, em frente ao Terminal no Benedito Bentes – de 9h às 16h
Quais comorbidades estão incluídas no cronograma de vacinação
- pessoas com síndrome de Down
- doentes renais crônicos em diálise
- todos os tipos de diabetes
- pneumopatias crônicas graves (doença pulmonar obstrutiva crônica; asma grave; fibrose cística…)
- hipertensão arterial em diferentes condições
- doenças cardiovasculares
- doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; e demência vascular)
- imunossuprimidos (transplantados, pessoas com HIV, pacientes oncológicos…)
- anemia falciforme
- obesidade mórbida
- cirrose hepática
Todos os detalhes das comorbidades estão estabelecidos em documento elaborado por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) (clique aqui para baixar a nota técnica completa).
Documentos necessários para pessoas com comorbidadses
Além de documento com foto e CPF, as pessoas com comorbidade precisam levar um dos documentos abaixo (original e cópia) para comprovação:
- Prescrição médica para a vacina contendo a condição que justifica a imunização
- Exames específicos que estabelecem o diagnóstico
- Relatório médico
- Receitas para terapêutica específica de condições descritas
- Cadastros em sistemas específicos do Sistema Único de Saúde
Quais trabalhadores da saúde podem ser vacinados
- Tanto os profissionais de saúde quanto técnicos e auxiliares, a exemplo de médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física e médicos veterinários.
- Trabalhadores de apoio dos serviços de saúde, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros, auxiliares e motoristas de ambulância.
- Profissionais que atuam em cuidados domiciliares (cuidadores de idosos, doulas/parteiras), e funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.
- Acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio curricular obrigatório em serviço hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.
Documentos necessários para profissionais da saúde
Além de um documento com foto e CPF (exigidos para todas as categorias), os profissionais devem apresentar original e cópia dos documentos elencados a seguir:
- Trabalhadores dos serviços de saúde de Maceió – Declaração de Vínculo Empregatício emitida pelo Diretor-Geral ou Diretor Médico, atestando a condição do trabalhador, contracheque atualizado (mês anterior) ou carteira de trabalho comprovando vínculo ativo
- Trabalhadores de saúde autônomos – Certidão de regularidade do respectivo conselho de classe
- Assistência domiciliar e trabalhadores de serviços funerários – Carteira de Trabalho que comprove o vínculo ativo ou contracheque atualizado (mês anterior)
- Residentes ou Estudantes em estágio – Declaração emitida pelo serviço onde o estudante está cumprindo o referido estágio ou residência