Fechamento das atividades não essenciais – É o que defende o Conselho Regional de Enfermagem

id5

29 de abril de 2022

O Conselho Regional de Enfermagem em Alagoas defende o fechamento total das atividades não essenciais em todo estado para conter o avanço descontrolado da Covid-19. A medida foi anunciada de forma conjunta com todos os Conselhos Regionais do País. 

Em nota, a entidade reforçou que a medida seria para evitar o colapso no  sistema de saúde, que já vem ficando sobrecarregado com aumento dos casos, inclusive algumas unidades já suspendendo o atendimento de novos pacientes com a Covid-19. 

O Conselho Nacional de Enfermagem afirmou o “Brasil enfrenta um agravamento sem precedentes da pandemia de Covid-19, provocado pelo relaxamento das medidas de distanciamento social e pela circulação de novas cepas do vírus. Alcançamos 1.726 mortes em 24h, o mais alto índice desde o início da pandemia. São necessárias medidas urgentes e articuladas, entre a União Federal, Estados e Municípios, para evitar o colapso sanitário, que já se evidencia em várias cidades brasileiras”.

As entidades colocaram ainda que o Governo Federal tem conta com um dos mais amplos e capilarizados programas de imunizações do mundo e com uma cadeia produtiva de biofármacos. “É urgente mobilizar estes recursos para vacinação do maior número de brasileiros. Somente a vacinação em massa, aliada às medidas de biossegurança, poderão conter o avanço da pandemia”.

“Ressaltamos a necessidade de extensão do auxilio emergencial para a população de baixa renda, e de adoção de medidas econômicas para a manutenção de empregos e a sustentabilidade de pequenas e médias empresas. É necessário que o Ministério da Saúde realize campanha informativa permanente, com medidas de prevenção e controle da Covid-19, baseadas em evidências científicas”, diz trecho da nota. 

Matérias relacionadas...