Um tanque de melaço da Usina Porto Rico, no município de Campo Alegre, vazou nesta terça-feira (24) e o líquido atingiu o Rio Jacuípe. O incidente teria acontecido após uma explosão do tanque, que teria ocorrido na noite desta segunda-feira (23), e pode ter provocado danos ambientais, inclusive a mortandade de peixes. A suspeita é que a explosão tenha sido motivada por algum gás.
Conforme informações preliminares, o tanque de melaço tem um volume de cerca de 100 mil litros e 10% a 15% deste volume tenha atingido o rio por meio de uma galeria pluvial. O vazamento já foi contido e parte do melaço que chegou ao rio foi drenado para uma lagoa de decantação e bombeado para canais de irrigação.
Amostras de dois pontos do Rio Jequiá ( Igrejinha da Usina Sinimbú e Vila Operária na Usina Sinimbú) foram coletadas.
Mais cedo, a Industrial Porto Rico divulgou nota esclarecendo o ocorrido. Segundo a empresa, o tanque de melaço tem ligação com o processo produtivo de etanol e o vazamento foi um enorme susto, que causou sujeira no parque industrial, mas que nenhum funcionário foi atingido.
Ainda de acordo com a Porto Rico, os órgãos ambientais foram informados pela própria empresa sobre o fato, par que, em conjunto possam averiguar a existência de possíveis danos ambientais e quais medidas devem ser adotadas.
A empresa também comunicou que após o vazamento tomou todas as atitudes necessárias e urgentes para conter, ou minimizar, qualquer eventual dano. A indústria também garantiu que está vigilante e adotando as medidas gradativas necessárias , junto a seus técnicos e aos órgãos competentes.
Leia a nota na íntegra:
“Considerando os recentes acontecimentos relacionados à empresa Industrial Porto Rico S/A (“Porto Rico”) no dia de ontem, em relação ao grande incidente quanto ao vazamento do tanque de melaço (envolvido no processo produtivo de etanol), utilizamo-nos da presente para fazer alguns esclarecimentos:
1 – Como é de notório saber, a Industrial Porto Rico é a empresa agroindustrial que há mais de 40 (quarenta) anos é agente geradora de emprego e renda para a região de Campo Alegre e municípios circunvizinhos, sendo geradora de mais de 4000 (quatro mil postos) de empregos diretos e indiretos.
2 – A Industrial Porto Rico é uma das poucas usinas de Alagoas que vem conseguindo se manter firme com a crise que assola ao setor sucroenergético (“sucroalcooleiro”) de Alagoas ao longo da última década; e tudo isso graças ao cuidado de manter investimentos tanto na sustentabilidade ambiental quanto no desenvolvimento social das regiões em que atua; tudo, evidentemente, em razão do compromisso social que sempre caracterizou a condução dos seus negócios.
3 – Ontem, num enorme susto, tivemos o vazamento de um tanque de melaço, causando grande sujeira no seu parque industrial, porém – com a proteção de Deus! – sem existir nenhuma vítima (nem acidental, nem muito menos fatal).
4 – A “Industrial Porto Rico” informa que, por iniciativa própria, entrou em contato com os Órgãos Ambientais para narrar o ocorrido, a fim de que, em conjunto, pudessem averiguar a existência (ou não) de danos ambientais; e, acaso existentes, as medidas que precisam ser tomadas.
4.1 – Em tempo, a Industrial Porto Rico comunica que imediatamente após o vazamento tomou todas as atitudes próprias (necessárias e urgentes no momento) para conter (ou minimizar) qualquer dano que pudesse vir a ocorrer. E, em sequência, manter-se-á ainda mais vigilante, adotando todas as medidas gradativas (ouvindo aos seus Técnicos e aos Órgãos Públicos) para que sejam evitados eventuais danos.
5 – Assim, a Industrial Porto Rico conta com o apoio daqueles envolvidos nessa relação, e permanecerá seguindo da forma mais esclarecedora e transparente, com a consciência do importante papel que desempenha nessa difícil fase que se faz preciso ultrapassar para atingir sucesso nos caminhos para o futuro.”