O deputado Davi Davino sugeriu que a secretária estadual de Esporte, Claudia Petuba, seja convidada para explicar, na Assembleia Legislativa, as razões pelas quais a pasta devolveu, desde janeiro de 2015 até agora, R$ 2,5 milhões em recursos federais que seriam aplicados em programas voltados ao esporte. A denúncia foi veiculada pelo portal Gazetaweb, no dia 9 deste mês.
“Devolver qualquer recurso federal em um Estado tão pobre como o nosso é um fato muito grave. Mais grave ainda quando se trata de projetos como o Brincando com Esporte, desenvolvido para atender as crianças e adolescentes”, afirmou o parlamentar, destacando que, ainda conforme os dados divulgados pela reportagem, somente este ano a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) já devolveu mais de R$ 800 mil para Brasília.
“Foram dois milhões e meio de reais devolvidos porque a Secretaria não conseguiu ou não quis executar estes convênios. As perdas não se limitam ao futuro das crianças e jovens. No caso do Brincando com o Esporte, a própria secretaria chegou a anunciar a seleção de 135 profissionais que seriam contratados para atuar no projeto… A gestora não deu explicações sobre a devolução dos recursos, só confirmou que ela ocorreu e disse que a pasta não tem mais convênios com o governo federal… Parece brincadeira. Estou indignado e espero que a secretária, orientada pelo governador Renan Filho, reveja suas posições e refaça seu planejamento… Devolução de recursos, jamais”, prosseguiu.
Para Davino, além de explicar a devolução dos recursos, Cláudia Petuba também deve esclarecer os motivos pelos quais não há mais parceria entre os governos federal e estadual na área de esporte: “Isso pra mim é falta de compromisso, de responsabilidade, não ter comprometimento com a causa pública… Situação muito séria, onde precisamos cobrar atitude mais ferrenha do governador com relação à Selaj… Não há bons ventos para quem não sabe aonde quer chegar… É essa a visão que tenho hoje da secretaria”, concluiu.
Apartes
O pronunciamento de Davino foi aparteado por Francisco Tenório, Léo Loureiro, Davi Maia, Yvan Beltrão, Bruno Toledo, Cibele Moura, Cabo Bebeto e Marcelo Beltrão, que reforçaram as críticas e as cobranças por explicações.
Também em aparte, Silvio Camelo, líder do governo na Casa, disse que Alagoas tem investido muito em esporte, citou a construção de ginásios nas escolas e anunciou que Claudia Petuba deve constar da programação que está sendo organizada para que vários secretários venham à Casa de Tavares Bastos para conversar com os parlamentares.
(fonte: Portal Cada Minuto)