Crime ambiental da Braskem em Alagoas será debatido no Senado

id5

29 de abril de 2022

A situação dos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, atingidos por afundamento de solo e rachaduras, em Maceió, será tema de audiência pública na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado. O assunto entra em pauta na Casa na próxima quarta-feira (24), a partir das 10h.

O debate foi solicitado pelo senador alagoano, Rodrigo Cunha (PSDB). O parlamentar ressaltou que os bairros enfrentam há anos um “constante processo de afundamento”, o que provocou a remoção de cerca de 40 mil pessoas.

No requerimento, Cunha relatou que um estudo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) identificou uma relação direta entre o afundamento desses bairros e a extração de sal-gema realizada pela empresa petroquímica Braskem. 

Em audiência realizada em 2019, foram ouvidos 22 agentes envolvidos diretamente na busca de soluções para o problema enfrentado pelos bairros.

Ao requerer uma nova audiência, Rodrigo Cunha explicou que o objetivo é  dar continuidade a audiência pública já realizada, na qual que ficou demonstrado que quatro bairros de Maceió, estavam sofrendo devido ao descaso. “Após aquela audiência, tivemos o compromisso da CPRM [Serviço Geológico do Brasil], da ANA [Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico ], do Ministério de Minas e Energia, e conseguimos ter um desdobramento que fez com que aquele caso apresentasse uma luz no fim do túnel”, destacou o senador.

Matérias relacionadas...