Craíbas e Igaci têm recursos federais suspensos

Rebecca Loureiro

24 de janeiro de 2023

Os municípios de Craíbas e Igaci,  ambos no agreste de Alagoas, estão entre as 12 cidades do País que estão impedidos de receber transferências voluntárias da União — dinheiro de emendas parlamentares, por exemplo, ou outros investimentos em obras —, devido ao descumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Em 2015, o Ministério Público Federal (MPF) detectou irregularidades nos portais de transparência de mais de 2.000 municípios e moveu ações contra eles. Em diversas ocorrências, essas ações levaram à suspensão de recursos.

No entanto, o Ministério da Fazenda informou que agora cabe ao Ministério da Gestão, recém-criado por Lula, auxiliar as prefeituras a cumprirem as regras de transparência.

Os 12 municípios com a transferência de recursos suspensa são Antonina (PR), Fronteiras (PI), Senhora do Porto (MG), Itapecuru Mirim (MA), Godofredo Viana (MA), Goiandira (GO), Craíbas (AL), Igaci (AL), General Maynard (SE), Santa Rosa de Lima (SE), Itapiranga (AM) e Duas Estradas (PB), conforme divulgado pelo Ministério da Fazenda.

Matérias relacionadas...