Corredor de 50 anos morre de ‘doença da urina preta’ em Pernambuco

Redação

25 de janeiro de 2024

Freepik

O corredor Dorgival Celerino do Nascimento Filho, de 50 anos, morreu em Caruaru (135 km do Recife), vítima de rabdomiólise -conhecida popularmente como “doença da urina preta”.

Paciente foi internado na última segunda (22) e morreu na madrugada desta quarta-feira (24), segundo nota do Hospital Regional do Agreste.
Homem foi vítima de rabdomiólise -condição que pode ser causada por esforço muscular intenso e pode deixar a urina com uma cor escura. Segundo informações da TV Asa Branca, afiliada da Globo, Dorgival participou de uma prova de corrida de 14 km no domingo (21).

Sintomas comuns da rabdomiólise incluem fraqueza, dor muscular intensa, inchaço, náusea, vômitos, falta de ar, dor abdominal e palpitações. A maioria dos casos tem boa recuperação, mas em situações mais graves, pode haver complicações como insuficiência respiratória e lesão no fígado.

A rabdomiólise também pode ocorrer após calor extremo e desidratação profunda. A influencer Kamila Rigobeli, de 29 anos, teve a condição no ano passado após fazer uma aula de spinning.

Fonte: Folhapress

Matérias relacionadas...