Corpo de cão morto pela UVZ é entregue a tutor dentro de saco de ração

Rebecca Loureiro

23 de fevereiro de 2023

Após encarar a notícia da morte do seu cachorro por eutanásia, o tutor de Apolo passou por mais um drama nesta quarta-feira (22) para retirar o corpo do cão da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), onde foi feito o procedimento. Mesmo com uma ordem judicial, ele diz que funcionários tentaram dificultar a liberação e que o corpo do animal foi entregue dentro de um saco de ração.

Apolo desapareceu na última sexta-feira (17) depois de escapar pelo portão de casa quebrado e foi encontrado no mesmo dia por militares do Corpo de Bombeiros, que deram assistência ao animal e entraram em contato com a UVZ para fazer o recolhimento. Ronaldo só soube que Apolo tinha sido encontrado no sábado (18), quando o animal já tinha sido submetido a eutanásia.

Segundo Ronaldo, apesar da idade, 13 anos, Apolo era um animal saudável e, portanto, não estava apto a ser submetido ao procedimento.

Em nota divulgada à imprensa no fim de semana, a UVZ informou que “o animal estava idoso, com sobrepeso, desidratado, olhos lesionados, sem estímulo visual e com lesões cutâneas, o que caracterizou o animal em situação de sofrimento e sem condições de tratamento”, o que indicaria a necessidade da eutanásia.

A Delegacia de Crimes Ambientais vai investigar o caso. A partir desta quinta-feira (23), a delegada Jeovania Falcão deve colher depoimentos para dar prosseguimento ao inquérito.

Matérias relacionadas...