Conta de energia terá aumento de quase 20%, a partir de Maio

id5

29 de abril de 2022

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta terça-feira(26), que a conta de energia em Alagoas vai ficar quase 20% mais cara a partir de maio. 

O valor é referente ao Reajuste Tarifário Anual de 2022 da Equatorial Alagoas, que atende aproximadamente 1,2 milhão de unidades consumidoras no estado.

No processo, foram adotadas medidas para a redução do efeito tarifário, com destaque à compatibilização dos financeiros da Bandeira de Escassez Hídrica que resultou em um impacto de -13,08% e o diferimento da Rede Básica que possibilitou um impacto de -4,22% no efeito médio a ser percebido pelos consumidores.

Sobre a composição da conta de energia 

Ainda de acordo com a Equatorial, do montante arrecadado com tarifa de energia, 78,7% são repassados aos demais agentes do setor elétrico (geradoras e transmissoras) e ao Governo (impostos e encargos), restando 21,3% para a distribuidora. 

Além da tarifa, os Governos Federal, Estadual e Municipal cobram na conta de luz alguns impostos, como o PIS/COFINS, o ICMS e a Contribuição para Iluminação Pública. Todas as regras e formas de cálculo são definidas pelos próprios governos e a Equatorial Alagoas atua apenas como agente arrecadador, repassando mensalmente a arrecadação dos tributos aos órgãos competentes.

 

TSEE 

Os clientes que se enquadram nos critérios de baixa renda continuam recebendo descontos na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que podem chegar a 65%. Para ter acesso ao benefício é preciso ter o Número de Identificação Social (NIS) atualizado. Atualmente, Alagoas tem 412 mil famílias inseridas na tarifa social, o que representa 34% do número de consumidores da Equatorial. Em abril de 2019, quando a Equatorial assumiu a concessão, eram 153 mil famílias, 13% dos clientes da empresa. Tudo isso, resultado de uma busca ativa que a Equatorial realiza para aumentar o número de beneficiados.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: cadaminuto

 

Matérias relacionadas...