O empresário Edmo Rui de Assumpção Santana foi condenado a nove anos, quatro meses e cinco dias de prisão. A condenação aconteceu na tarde desta terça-feira, no Forum do Barro Duro, pela morte do advogado Daniel Araújo Monteiro.
Mesmo condenado, o réu deverá permanecer em liberdade, beneficiado pela legislação vigente. O juiz que presidiu o julgamento considerou:
“Ultimamente os tribunais, principalmente os tribunais de Alagoas, eles têm uma jurisprudência que diz que se o réu está em liberdade e se ele não cometeu nenhum crime nesse intervalo, não intimidou testemunhas, não criou nenhum problema, ele poderá permanecer em liberdade até que a sentença transite em julgado ou que havendo interposição de recurso, esse recurso possa ser julgado e após o trânsito de todos eles, ai sim, então, ele deverá ser recolhido à prisão”, explicou o magistrado.
Como foi o acidente
No início da manhã do domingo dia 1º de fevereiro de 2015, Edmo Santana, que dirigia um veículo Idea, de cor preta e placa NMA 9243, ultrapassou o sinal e colidiu em um carro Cruze LT2, de cor branca e placa OHI 2667. O acidente ocorreu na Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros, a antiga Amélia Rosa, na Jatiúca.
Com o impacto da colisão, o condutor do Cruze, identificado como Daniel Araújo Monteiro, de 56 anos, morreu na hora. De acordo com o comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, o dispositivo que mostra a velocidade do veículo Idea marcava 170km/hora.