Os senadores alagoanos Fernando Collor (PROS) e Rodrigo Cunha (PSDB) foram eleitos nesta quarta-feira (24) para presidirem comissões permanentes no Senado.
Fernando Collor foi eleito, por aclamação, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). Ele vai comandar os trabalhos no biênio 2021-2022, ao lado do companheiro de chapa como vice-presidente da comissão, e filho do presidente Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).
Já Rodrigo Cunha vai presidir, até 2023, a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT). O cargo de vice-presidente teve a eleição adiada e a definição de quem ocupará o cargo deve ocorrer na próxima eleição da CCT.
Após eleito, Cunha afirmou que pretende priorizar projetos e iniciativas que aproximem mais produções acadêmicas existentes nas universidades do país de soluções práticas que visando diminuir os graves problemas sociosestruturais que caracterizam a sociedade brasileira.
Collor, por sua vez, sugeriu que a CDR realize um ciclo de debates para discutir temas que auxiliem na superação das desigualdades regionais e promova o turismo brasileiro. Ele também destacou o desafio que será retomar os debates aprofundados das comissões temáticas durante a pandemia da covid-19.