Coletivo Afrocaeté repudia decisão de extinguir Memorial Quilombo dos Palmares

id5

29 de abril de 2022

O coletivo Afrocaeté repudiou a decisão do presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, em extinguir sete órgãos colegiados, entre eles o Comitê Gestor do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em Alagoas. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União dessa terça-feira (10). 

Em nota, o coletivo disse que o comitê era composto por membros de perfis diversos e por líderes alagoanos da religião Matriz Africana para “quem o solo, as águas, o ar de Palmares são sagrados”. 

 

O coletivo considerou uma atitude não somente autoritária, mas “totalitária e altamente perigosa para o que ainda restou da democracia – da qual negras, negros e indígenas mal sentiram o sabor”.

Ainda em nota, o Afrocaeté afirmou que a Serra da Barriga é um dos maiores símbolos da resistência do povo negro e indígena brasileiros, sua construção e institucionalização como parque memorial e patrimônio cultural do Mercosul também são uma conquista do povo negro.

“Não foi presente, não foi doação, é fruto de uma luta e deve, por isso, ser mantida e gerida por quem tem saber, experiência e competência de fato. Pedimos que todas e todos levantam-se contra mais essa violência que, por mais simbólica que pareça, fere nossa história”, finalizou a nota.

Fonte: Cada Minuto

Matérias relacionadas...