Cinza e apático

id5

29 de abril de 2022

Por Carlos Roberts, jornalista

 

Primeira impressão

 Antes que comecem a atirar pedras pela primeira impressão que o título deste texto causa, declaro: Sou eleitor do pré-candidato a prefeito de Maceió, Alfredo Gaspar. E vamos falar sobre sua eleição e o efeito apresentação.

No seu primeiro vídeo em que assisti, que entendo dirigir-se á massa eleitoral, vejo um pré-candidato cinza, apático, e desfavorecido até pela posição da câmera, que não permitiu seu olhar direto á quem o assistia.

 O que fica

 Também ficou claro que Gaspar precisa ser treinado para lidar melhor com o holofote. Pois está visivelmente inseguro. E isto nem seu gesto ensaiado conseguiu disfarçar.  Não é culpa dele, pois veio de uma área burocrata, e pode ser consertado com treino e boa orientação. E há de se considerar que há poucas semanas também esteve hospitalizado, com o corona vírus. Mas o que é aquele texto que deram pra ele? Quem escreveu pode até ter a intenção de passar a idéia de que Gaspar, estava ali, se colocando a disposição do povo. Ao contrário disto, o que ficou marcado mesmo, é a parte em que ele conta ter perdido o pai na pandemia. Mãe e família, são assuntos sagrados. É perigoso tratar disto em campanha pré-eleitoral. Sob o risco de ser mal interpretado e acusado de tentar causar comoção social.

 O guerreiro

 O Zé Povão não quer votar em vítima. Ele procura quem passe a imagem de um guerreiro, um sábio e um pai. A figura do pai se identifica na parte em que o pré-candidato se mostra receptivo, aconchegante e compreensivo das necessidades do seu eleitor. O sábio se apresenta na proposta inteligente. E o guerreiro está na determinação dos gestos, da força da locução, elementos que passam a impressão de quem é firme e pronto para batalha.

 O outro

 O principal opositor de Gaspar é filho de raposa velha, e já enfrentou eleição. Tem todos estes macetes. E explora bem a figura do guerreiro. Embora sem sal na figura do sábio, ele jamais se apresenta cinza. Vem sempre com cor, brilho, carinha lisa e sorriso. Se lhe falta a figura do pai, aflora aí o irmão camarada, o bonitão da família, o genro que toda sogra quer.

 A assessoria

 Me contaram que Gaspar está sendo assessorado pelo marqueteiro vencedor das duas campanhas do governador. Mas é bom lembrar que em sua primeira campanha, Renan Filho tinha o super-pai no congresso, garantindo verbas para as prefeituras do Estado e voto dos prefeitos. Na segunda campanha, não tivemos eleição. Praticamente não havia oposição. Foi como um referendum, uma nomeação. Novamente peço aos mais acalorados, que segurem as pedras: Claro que o candidato eleito tem lá seus méritos. 

 A equipe

 Mas este cenário é bem diferente e precisa, sim, trazer para o centro das decisões nomes experientes que por hora, apenas orbitam a pré-campanha. Gaspar tem o apoio político de Rui Palmeira, atual prefeito de Maceió e o atual governador Renan Filho. Na equipe de Rui está sua secretária de comunicação, Eliane Aquino, que tem auxiliado este projeto prontamente quando lhe é requisitada. Mas é preciso aproveitar melhor todo talento que a moça traz em sua longa experiência como jornalista dentro e fora de Alagoas, com sua leitura complexa de eleição. E há de se considerar que foi ela quem parou o tiroteio frenético ao Rui Palmeira, assim que assumiu a pasta há pouco mais de um ano e com apenas uma fração mínima da verba publicitária de sua antecessora. No time do governador, há Ênio Lins, secretário de comunicação. Também experiente jornalista e profundo conhecedor dos costumes e cotidiano alagoano, não há como negar: O careca é soda. Também há outros nomes competentes orbitando este primeiro momento, que não vou citar o nome para não virar balão de ensaio. Portanto, para mudar o efeito desta primeira impressão, coloquem imediatamente este time para somar ao lado do Gaspar. Para que meu pré-candidato consiga atingir seu objetivo de ser eleito prefeito de Maceió.

clique no linck abaixo para assistir ao video: 

https://www.youtube.com/watch?v=4SzZMUqZA94

Matérias relacionadas...