Capoeiristas de Maceió visitaram Serra da Barriga

id5

29 de abril de 2022

Quem visita a Serra da Barriga e a vê rodeada por fazendas e alguns estabelecimentos comerciais, talvez imagine, de forma ingênua, que nada mudou passados 326 anos da luta e da resistência negra do Quilombo dos Palmares. O tempo, ensinam os historiadores, é memória que marca a nossa identidade cultural. Foi com esse propósito de resgatar a ancestralidade que o mestre Besourão levou um grupo de cerca de 60 pessoas até a Serra da Barriga, na data em que o Brasil celebrou o Dia da Consciência Negra.

O grupo saiu de Maceió no sábado (20) em um ônibus e duas vans. O ponto de encontro foi o Centro de Referência de Assistência Social, Cras Pitanguinha. É lá que o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos desenvolve, durante todo o ano, atividades com idosos que fazem aula de capoeira e que integram o coletivo Capoeiristas Formosas. Elas foram conhecer de perto, algumas pela terceira vez, o que significa na prática, o sentido de ser uma cidadã e um cidadão livres.

Mestre Besourão, que desde o final do ano de 2017, é professor do Serviço de Convivência do equipamento da Assistência Social, fundou pouco tempo depois, o grupo Capoeiristas Formosas. Ele, que tem formação em educação física e é especialista no ensino de capoeira, contou a finalidade do terceiro passeio temático, cujo intuito deste ano foi fazer a trilha da ancestralidade.

“É uma forma de a gente potencializar todo o trabalho feito durante o ano, com a culminância de uma aula in loco, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Mostrar a elas na prática, observando, escutando, construindo e reforçando essa identidade cultural”, ensinou o mestre capoeirista.

O líder levou o grupo aos principais pontos que marcam até hoje a luta dos palmarinos pela liberdade, tais como o principal mirante, conhecido na época como Atalaia, local de vigília e observação. As capoeiristas se apresentaram em rodas de capoeira e de maculelê numa interação com outros grupos afro-alagoanos que estavam na Serra da Barriga.

Matérias relacionadas...