Campanha de imunização com vacina bivalente da Pfizer inicia na segunda-feira (27)

Rebecca Loureiro

23 de fevereiro de 2023

O governo de Alagoas vai dar início à campanha de vacinação contra a Covid com a vacina bivalente da Pfizer na próxima segunda-feira (27), que protege contra a cepa original e todas as variantes do coronavírus. O início da vacinação em cada cidade, contudo, depende do calendário das secretarias municipais de saúde.

270.756 doses da vacina bivalente foram enviadas para Alagoas pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde (MS). Devem ser vacinadas nesta primeira fase da campanha pessoas com 70 anos ou mais.

A prefeitura de Maceió não informou quando vai dar início à vacinação com a bivalente, Já a prefeitura de Arapiraca disse que o início será no mês de março, mas não informou a data exata.

Para ser vacinado com o imunizante Bivalente da Pfizer, é necessário ter concluído, há pelo menos quatro meses ou 120 dias, o esquema vacinal primário, com as duas doses do imunizante monovalente.

“É necessário que as pessoas que já completaram o esquema vacinal primário e que fazem parte da população-alvo compareçam aos postos de vacinação dos seus municípios de residência e sejam vacinadas com o imunizante bivalente”, detalhou o secretário de Estado da Saúde Gustavo Pontes de Miranda.

Calendário da vacinação com a bivalente

Segunda-feira (27)

  • Pessoas com 70 anos ou mais, moradores de Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas a partir dos 12 anos, indígenas, ribeirinhas e quilombolas

Dia 6 de março

  • Pessoas na faixa etária entre 60 a 69 anos

Dia 20 de março

  • Gestantes e puérperas

Dia 17 de abril

  • População privada de liberdade, a partir dos 18 anos. Também devem ser vacinados os adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, na faixa etária entre 12 e 18 anos, bem como os funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e os trabalhadores da saúde

Quem não pode tomar a bivalente

  • Quem não completou o esquema primário de vacinação
  • Pessoas com doenças febris moderadas ou graves
  • Pessoas com Covid

As pessoas que não se vacinaram por estar com febre podem se vacinar normalmente depois que pararem os sintomas. Quem teve Covid deve esperar quatro semanas para se vacinar com a bivalente.

Em casos de doença inflamatória imunomediada, paciente oncológicos, transplantados e demais imunossuprimidos, o médico que acompanha o paciente deverá ser consultado.

Matérias relacionadas...