“Ave-Fantasma” invade casa e assusta família de Maceió

Rebecca Loureiro

5 de dezembro de 2022

Neste final de semana, uma família de Maceió foi surpreendida com a visita de um Urutau (Nyctibius griseus), uma ave característica do cerrado que, apesar de não estar em extinção, é bastante rara em ambientes urbanos.

Popularmente conhecido como “Ave-fantasma”, ou Mãe-da-Lua, o Urutau é de comportamento noturno e tem aparência e cantos excêntricos. A ave tem a cabeça chata, olhos grandes e muito vivos, e emite um canto tido como sagrado, triste e que figura lendas.

Segundo o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), a dona do imóvel onde a ave apareceu ficou assustada e acionou os militares. “O Urutau, apesar de suas características, é uma ave inofensiva”, contou o Batalhão Ambiental, que esteve no local para o resgate.

Entre as características da ave, destacam-se os olhos, isso porque a Mãe-da-Lua pode enxergar tudo o que se passa nas imediações de seu poleiro, mesmo com os olhos fechados. O Urutu foi levado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde será avaliado por técnicos e veterinários para que possa ser reintroduzido à natureza.

Matérias relacionadas...