Aumentaram em 10% os casos de Covid com ocupação de leitos de UTI em Alagoas

id5

29 de abril de 2022

A ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) destinados a pacientes com Covid-19 nos hospitais públicos de Alagoas registrou um aumento de 10% em relação à semana anterior. Segundo informações do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da doença, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), divulgado nesta terça (9), 60% dos leitos do estado estão ocupados.

Ainda conforme o levantamento, a situação é ainda mais grave em municípios do interior, onde a ocupação dos leitos de UTI para Covid chegou a 72%, ultrapassando a margem de segurança indicada pelo Subcomitê de Epidemiologia ligado ao Comitê Científico do Consórcio Nordeste. A capital, Maceió, registrou uma ocupação de 53% dos leitos de Covid-19.

O relatório do Observatório da Ufal apontou uma redução no número de casos e óbitos por Covid-19 no estado na 5ª Semana Epidemiológica de 2021, de 1 a 6 de fevereiro, em comparação com a semana anterior. No entanto, os pesquisadores alertaram que, como essa queda no número contrasta com outros indicadores da pandemia, como ocupação hospitalar e número de casos suspeitos, essa redução pode ter sofrido interferência da defasagem de testagem.

Os pesquisadores orientam que a população e as autoridades reforcem as medidas sanitárias e de controle no combate ao novo coronavírus.

“Recomendamos que as medidas de controle sejam reforçadas para que possamos reverter a atual situação de descontrole que poderá pressionar ainda mais a demanda pelos serviços de saúde. Neste sentido, o uso da máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social continuam sendo essenciais”, diz parte do relatório.

O secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, já havia divulgado nas redes sociais que, em 24h, Alagoas registrou um o dobro da média diária de internações.

“Nas últimas 24 horas, registrados a internação de 42 pacientes em nossa rede hospitalar Covid-19. Isso representa o dobro da média diária dos últimos dias e reforça a necessidade de colaboração da população”, postou Ayres.

Ontem (9), mais 458 novos casos de Covid-19 foram registrados em Alagoas nas últimas 24 horas. De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado, o estado tem um total de 121.145 casos confirmados do novo coronavírus até o momento. 

Oito novas mortes foram registradas. Alagoas tem um total de 2.822 óbitos por Covid-19.

Matérias relacionadas...