Uma operação conjunta do Ibama e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) identificou desmatamento no Sertão de Alagoas em uma área equivalente a 700 campos de futebol. Os fiscais embargaram a área e aplicaram multas que totalizaram R$ 800 mil. Os trabalhos foram concluídos na sexta-feira (27).
A região é de caatinga, considerado o principal bioma do Nordeste. No local, os agentes ambientais encontraram vários fornos utilizados para produção de carvão que estavam sendo usados no momento da fiscalização. Todos foram destruídos.
Nenhum responsável foi localizado no momento da operação, mas todos foram identificados e vão responder administrativamente pelo crime ambiental. Apesar das irregularidades, ninguém foi preso porque não houve flagrante de desmatamento. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.

A operação foi realizada em sete municípios alagoanos:
- Mata Grande
- Inhapi
- Pariconha
- Água Branca
- Delmiro Gouveia
- Piranhas
- Olho D’água do Casado
A área afetada foi identificada e calculada através de imagens de satélite e drones que sobrevoaram o local. A metodologia utilizada é através de alertas disponibilizados pelas plataformas MapBiomas e Brasil Mais, da Polícia Federal.
Essas plataformas fazem análise temporal através das imagens de satélite que podem identificar a alteração da cobertura vegetal de determinada área. Após a identificação, os técnicos se dirigem ao local para realizar os registros fotográficos e assim, constatar o ilícito e a identificar o responsável.