Alagoas na casa dos 80% de ocupação das UTIs

id5

29 de abril de 2022

Maceió está entre as duas capitais do Brasil, onde a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-18 está na faixa de 80%. Além da capital alagoana, Belém,  capital do Pará também mantém a mesma faixa de ocupação.

Segundo um levantamento que avaliou todas as capitais do país, feito pela Folha de São Paulo, Maceió e Belém são as únicas capitais cuja taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com covid ainda não está se aproximando de um colapso. Outras 16 capitais se aproximam de colapsar o sistema de Saúde, pois apresentam taxa acima de 90%.

Até ontem (9), as duas capitais seriam Maceió e Macapá, no Amapá. No entanto, conforme atualizações divulgadas em boletins de secretarias de Saúde do país, hoje, a capital alagoana e a paraense são as que têm ocupações na faixa de 80%.

De acordo a última atualização divulgada pela Secretária de Estado da Saúde (Sesau), Maceió tem 81% dos leitos de UTI para covid ocupados, ou seja, dos 183 disponíveis na capital alagoana, 149 estão com pacientes infectados com a doença.

Em relação aos 127 leitos de UTI distribuídos no interior de Alagoas, 105 estão ocupados, um percentual de 81%.

Alagoas tem um total de 310 leitos de UTI exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19, destes, 254 estão ocupados, ou seja 82%.

Arapiraca, no Agreste do estado, é a cidade cuja taxa de ocupação de leitos de UTI se mantém acima dos 90% e preocupa as autoridades e os profissionais da Saúde. São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Marechal Deodoro e Palmeira dos Índios já não tem nenhum leito de UTI para Covid-19 disponível. 

No início desta semana, o governo do estado decretou medidas mais restritivas para as regiões Agreste e Sertão, que voltaram para a Fase Vermelha do plano de distanciamento social. Maceió e as demais regiões de Alagoas foram para a Fase Laranja. O intuito do governo alagoano é tentar frear o avanço da contaminação por coronavírus em todo o estado.

Matérias relacionadas...